Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

Bem vindo ao Business Inteligence

O termo Business Intelligence (BI), pode ser traduzido como Inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.







Como funciona o B.I

Postado por alunos_pitagoras sábado, 26 de setembro de 2009 0 comentários

O BI (Business Intelligence) cumpre uma promessa simples: melhorar o desempenho dos negócios aprimorando a tomada de decisões em toda a organização. Quando você tem certeza de que sua visão dos dados corporativos é sólida, bem fundamentada e completa, pode esperar que suas decisões o ajudem a criar vantagens competitivas e alcançar os objetivos corporativos.

Mas para que o BI atinja seu potencial, ele deve ter a flexibilidade e a funcionalidade necessárias para se estender do indivíduo à equipe e à organização. O BI também deve responder às diferentes necessidades de seus funcionários e levar em conta todas as informações - estruturadas ou não, que você usa para tomar decisões.



Até meados do ano passado, a equipe de tecnologia da rede de ensino Pitágoras tinha grandes dificuldades para atender à demanda de seus clientes internos por informações estratégicas. Não é difícil entender a razão. A instituição, que tem cerca de 10 mil alunos na faculdade, 180 mil na rede de Educação Básica e 140 mil na Fundação Pitágoras, cresce aproximadamente 40% ao ano. Com ela, cresce também a quantidade de informações acadêmicas e operacionais armazenadas, bem como a necessidade de gerar novos relatórios e cruzar cada vez mais dados para apoiar a tomada de decisão da área de negócios.

A demanda por relatórios não tinha fim. “Como os relatórios eram elaborados da forma tradicional, a lentidão gerava a insatisfação de nossos clientes e o atraso na análise dos resultados”, lembra Marcelo de Vasconcellos Serelle, CIO da Rede Pitágoras. “Percebemos que sem uma ferramenta adequada esse problema não teria fim”, explica.

A solução apropriada, no caso da Pitágoras, nada mais era do que Business Intelligence (BI). Durante cerca de cinco meses, de maio a outubro de 2006, uma equipe formada por profissionais da instituição e da BHS, parceira Certified Gold da Microsoft, trabalhou no desenvolvimento de soluções inteligentes para extrair, analisar e cruzar os dados acadêmicos e operacionais. Esses dados vinham, por exemplo, do Sistema de Avaliação Pitágoras (Siap), uma espécie de avaliação acadêmica e institucional realizada semestralmente que reúne tanto informações dos alunos quanto suas opiniões em relação à instituição, ao ensino, às unidades e aos professores.

Tecnologia aliada das empresas.

Postado por alunos_pitagoras sexta-feira, 25 de setembro de 2009 0 comentários


"Especialistas defendem que o crescimento de uma nação não se dá por meio de commodities e, sim, da inovação de setores de alta tecnologia.

Os analistas defendem essa postura. Para eles apesar da desaceleração da economia, os investimentos devem ser mantidos, pois a T.I ajudar a reduzir custos e garantir a competitividade. Soluções de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e Bussiness Inteligence (B.I) ganham destaque. As vantagens da adoção dessas tecnologias, que auxiliam na tomada de decisões, especialmente em períodos de instabilidade, são bem maiores do que a economia resultante de não adquiri-las."

Antonio Moraes
Gerente- Geral de divisão- Servidores

****REVISTA PLATAFORMA****

Definição de B.I ( Business Inteligence )

Postado por alunos_pitagoras quarta-feira, 23 de setembro de 2009 0 comentários


BI - Business Intelligence

Toda a montanha de dados provenientes de seus hábitos de compra, assim como de seus contatos com as empresas e de suas reclamações, não poderiam ficar sem um tratamento especial. Tudo hoje é meticulosamente armazenado em bases de dados de forma classificada e ordenada, para que quando necessário, as empresas possam lançar mão de indicadores precisos no apoio à tomada de decisões.

Com o registro de todas as informações de seus compradores, uma indústria de eletrodomésticos pode saber em segundos por exemplo, qual região da cidade deve ser o foco de uma campanha local de estímulo à vendas. Com softwares especiais, chega-se ao extremo de se poder ver graficamente na tela do computador com o toque de um botão do mouse, a concentração de uso de sua marca de geladeiras em uma determinada rua da cidade. São softwares que combinam dados de consumo com mapas e informações de natureza geográfica.

E não por acaso, facilmente você encontrará estranhas combinações de disposição de produtos nas prateleiras das maiores redes de supermercados. Cerveja ao lado de fraldas? Não se trata de mera coincidência, e sim do resultado da análise de sofisticados programas capazes de estudar milhões de combinações cruzadas entre produtos e hábitos de consumo. Quando foi a última vez que sua esposa pediu-lhe para trazer um pacote de fraldas, quando você disse que ia ao supermercado comprar cerveja para o almoço fim de semana?

O Business Intelligence, ou inteligência do negócio, quando implantado com os corretos sistemas informatizados, são uma mina de ouro para as empresas. Tais sistemas constituem um auxílio inestimável no processo de tomada de decisão das organizações. Lembre-se disto na próxima vez quando preencher o termo de garantia de sua geladeira!

Torna-se fácil entender agora, porquê palavras como competitividade, globalização e qualidade fazem parte do dia-a-dia das empresas. Aquelas que não estão medindo esforços para conquistá-lo e tê-lo como seu cliente mais fiel com certeza se perderão no meio do caminho. Bom para cada um de nós, clientes e consumidores.

E melhor ainda para cada um de nós parte integrante das empresas; temos muito o que fazer.

B.I ( Business Inteligence )

Postado por alunos_pitagoras 0 comentários


Boa noite!

Somos alunos do curso de Ciência da Computação, da faculdade Pitágoras. Esse blog foi criado, para divulgar assuntos de B.I, que esta relaciona ao nosso trabalho, referente a matéria Informática e Sociedade.